Porto World Battle: uma semana com o melhor da dança urbana
29-03-2019
É o maior evento do género em Portugal e traz à cidade dançarinos dos quatro cantos do mundo, entre 29 de abril e 5 de maio.
Em 2019, o Porto será palco de uma grande competição de dança urbana. A Porto World Battle vai juntar na cidade cerca de um milhar de dançarinos, com idades entre os cinco os cinquenta anos e vindos dos quatro cantos do mundo. 

O evento, organizado pela primeira vez há 14 anos, começou por ser uma eurobattle, mas desde há três que passou a ter uma dimensão mundial, por força da crescente adesão de participantes oriundos de outros continentes.

Este ano, os participantes voltam a competir num formato de batalha, em estilos diferentes de dança: bboying, bgirling, hip-hop, house, popping e locking, bboying kids 1vs1, bonnie & clyde, footwork, toprock, powermoves, bboying 1vs1, open styles 3vs3, cypher locking, cypher Popping, cypher hip-hop, cypher house, cypher dancehall e cypher krump. As eliminatórias decorrem a 3 e 4 de maio, no MXM Art Center, e as finais estão marcadas para dia 5, no Hard Club.

Mas o programa tem este ano um formato alargado de uma semana, com muito mais do que as batalhas. A partir de 29 de abril haverá exposições, workshops de graffiti e dança, um mercado urbano, jogos tradicionais, demonstrações de rua, festas e vários espetáculos fora da competição, com destaque para "Todos", que será apresentado no Coliseu, na noite de 30 de abril.

Logo no primeiro dia, pelas 12 horas, será gravado um vídeo com dançarinos em locais emblemáticos do Porto, como a Ribeira ou a Foz. 

O programa detalhado, o acesso aos bilhetes e outras informações encontram-se no website da Porto World Battle.