Visitas guiadas à Galeria Vertical do Silo Auto
06-04-2017
A atividade, promovida pela PortoLazer em parceria com o Gabinete de Educação da Faculdade de Belas Artes, dará a conhecer a segunda exposição coletiva patente no novo espaço municipal.
A partir do próximo sábado, dia 8 de abril, o público pode participar em visitas guiadas à Galeria Vertical do Silo Auto e conhecer as obras que compõem "exposição/composição Variação nº 2". Organizada e produzida pela PortoLazer, a mostra junta criações de Andreia Santana, Cristina Mateus, Fernando José Pereira, Luís Luz, Maria Trabulo, Mauro Cerqueira e Vera Mota, com curadoria de Luís Albuquerque Pinho e Luís Pinto Nunes.

A iniciativa resulta da primeira parceria estabelecida entre a empresa municipal e o serviço educativo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. As visitas, serão conduzidas por estudantes de pós-graduação e investigadores da instituição, e decorrerão em todos os fins de semana de abril, maio e junho.

A atividade tem uma duração aproximada de uma hora e realiza-se aos sábados à tarde (às 17,30 e às 19 horas) e aos domingos de manhã (às 10 e às 11,30 horas). A participação é gratuita mas requer inscrição, através do email gabeduca@fba.up.pt ou do telefone 225192403.

Patente até 25 de junho, a exposição reúne visões distintas, distribuídas pelos sete patamares da escadaria do parque de estacionamento Silo-Auto. O exercício de composição, a matriz, a proliferação do uso da imagem (agnosia visual), o conceito de múltiplo, a sintaxe relativa à construção de discurso enquanto código, o estudo da cor e da luz enquanto forma, e a condição instável do objeto e a sua materialidade são os temas que atravessam o projeto.