Tudo o que vai acontecer na Porto Street Stage
17-05-2018
Se já tens lugar reservado e tudo planeado para chegar a tempo à Baixa do Porto, resta relembrar o que vais poder assistir a 18 de maio.
Quando já só falta um dia para os melhores pilotos do mundo de ralis regressarem ao centro da cidade do Porto e cumprirem o percurso cronometrado desenhado entre a Sé e a Cordoaria, é altura de recordar tudo que vai acontecer ao longo da tarde desta sexta-feira. 

Apesar de o fecho da pista acontecer logo ao início da manhã, para uma primeira inspeção de segurança, o programa oficial da Porto Street Stage apenas terá início às 12,44 horas, altura em que todos os 88 concorrentes inscritos no Rally de Portugal iniciarão os obrigatórios reconhecimentos ao percurso.

Cada equipa terá oportunidade de completar duas voltas ao traçado no carro de prova, numa espécie de teste em que a velocidade máxima estará limitada aos 60/km/h. Qualquer infração a esta regra poderá resultar numa penalização aplicada pela organização da prova. Por força desta imposição, os reconhecimentos vão prolongar-se por cerca de três horas, estimando-se que a última equipa abandone a pista pelas 15,45 horas. 

Entre as 15,50 e as 16,40 horas, o ritmo será já bastante mais elevado, uma vez em pista vão estar dois antigos campeões nacionais de rali, ambos da cidade do Porto: Fernando Peres e Pedro Matos Chaves. Cada um ao volante de um Mitsubishi Lancer da equipa Peres Competições, os dois pilotos vão "passear" alguns convidados pelo traçado de 1.950 metros, naquele que constituirá o primeiro teste a "sério" ao circuito. 

Pelas 16,45 horas, será a vez dos Clássicos Desportivos fazerem o seu reconhecimento ao traçado da Porto Street Stage. Ao contrário dos WRC, o reconhecimento será feito em grupo e de uma só vez.

Antes da primeira de duas passagens cronometradas que serão realizadas pelos concorrentes da prova de Clássicos Desportivos, Fernando Peres e Pedro Matos Chaves regressarão à pista para mais uma curta sessão de co-drives, entre as 17,05 e as 17,30 horas.

A partir desta altura, a pista terá de ficar desimpedida e já com todos os postos de segurança e meios de socorro operacionais. Se tudo correr como planeado, os Delegados da Federação Internacional do Automóvel (FIA) iniciarão às 18,45 horas a derradeira inspeção à classificativa.
Depois, é só esperar mais alguns minutos até que o primeiro concorrente do Campeonato do Mundo de Ralis inicie a sua prova. Será, exatamente, às 19,03 horas.

Tal como há dois anos, todas as equipas que se apresentem à partida cumprirão duas passagens pelo percurso da Porto Street Stage, estimando-se que o último concorrente termine a sua prova pelas 22,15 horas.

A RTP vai transmitir o evento em direto a partir das 19 horas.  Ao longo da pista, existirão oito ecrãs onde o público poderá acompanhar o desenrolar de toda a ação.


PROGRAMA COMPLETO DA PORTO STREET STAGE:
Sexta-feira, 18 de maio
07h00: Fecho da pista
12h44: Reconhecimentos WRC (1.ª passagem)
12h55/15h45: Reconhecimentos WRC (2.ª passagem)
15h50/16h40: Co-drives
16h45/17h00: Reconhecimento Clássicos Desportivos
17h05/17h30: Co-drives
17h35: Prova de Clássicos Desportivos (1.ª passagem)
17h50: Prova de Clássicos desportivos (2.ª passagem)
19h03: SS8 -- Porto Street Stage 1
19h28: SS9 -- Porto Street Stage 2
22h15: Final (previsão)