Tudo a ficar pronto para o espetáculo da Porto Street Stage na sexta-feira
14-05-2018
Torna-se cada vez mais fácil perceber no terreno qual é o percurso da Porto Street Stage do Rally de Portugal na Baixa da cidade: basta seguir os preparativos e ver onde estão já as bancadas para a aguardada classificativa, que se realiza ao final da tarde desta sexta-feira.
Em contagem decrescente para a realização da Porto Street Stage, são já percetíveis no terreno as montagens da classificativa integrada no figurino oficial do Vodafone Rally de Portugal e que será disputada em plena Baixa do Porto na tarde da próxima sexta-feira, 18 de maio. 

Ao longo dos próximos dias, serão concluídas as oito bancadas que perfazem 4.997 lugares sentados, as duas pontes aéreas que atravessarão a Avenida dos Aliados, assim como os 6.850 metros de rede que acompanharão todo o circuito. Para delimitar a pista, serão ainda colocados 600 maciços de cimento (cada um pesando 2.850 quilos) e cerca de 1.750 separadores de plástico, enchidos por 35 mil litros de água. A pista será ainda infraestruturada por 4 km de fibra óptica para transmissão do sinal de TV para a RTP e para os oito ecrãs montados ao longo da classificativa, para que o público possa acompanhar o desenrolar de toda a prova.

Na véspera do rally, serão ainda montados os dois saltos que ficarão situados, respetivamente, na Avenida dos Aliados (sentido ascendente) e em frente ao Largo Amor de Perdição. Nas operações, serão utilizados 105 camiões TIR para montagem e desmontagem de todo o material.


CLASSIFICATIVA COM NOVO DESENHO E MAIS LUGARES PARA PÚBLICO

Com novo desenho e ainda mais lugares para o público, a classificativa terá este ano 1.950 metros de extensão, iniciando-se na Avenida Dom Afonso Henrique, junto à Sé Catedral, para terminar ao lado do Tribunal da Relação do Porto. Pelo meio, os concorrentes vão passar em frente à Estação de São Bento, subir parte da Rua de Sá da Bandeira, percorrendo depois a Rua de Magalhães Lemos para entrarem na Avenida dos Aliados. Subirão depois a Rua dos Clérigos em direção à Cordoaria, onde estará instalada a meta.

A anteceder a entrada em ação dos pilotos do WRC, os Clássicos Desportivos realizarão duas passagens a partir das 17,35 horas. Os concorrentes do Mundial de Ralis iniciam a classificativa respetivamente às 19,03 horas (SS8) e às 19,28 horas (SS9). A RTP vai transmitir ambas as passagens em direto.


Os bilhetes para as cinco tipologias de bancada que acompanham o percurso estão à venda na bilheteira online da BOL, estando igualmente disponíveis nos locais habituais, nomeadamente, nas lojas FNAC, Worten, Sportzone, El Corte Ingles, CTT, Pousadas da Juventude e, ainda, no Teatro Municipal do Rivoli, no edifício sede da PortoLazer e nas bilheteiras instaladas na Avenida dos Aliados (placa inferior) e no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria).

A Bancada D, situada na placa inferior, está já esgotada e as outras não tardarão, também, a esgotar. São contemplados, no entanto, muitos lugares de acesso gratuito de onde será possível assistir à prova em segurança.

A exemplo de outros eventos desportivos realizados na cidade, a Câmara do Porto preparou dois espaços específicos para pessoas com mobilidade reduzida, localizados, respetivamente, na Praça D. João I e à entrada do Passeio dos Clérigos (ver Mapa Pedonal em baixo). As duas zonas são de acesso gratuito, mas requerem pré-inscrição para o email: rally@cm-porto.pt.

A realização da prova exige uma série de requisitos operacionais e de segurança. Neste âmbito, foi estabelecido um Plano de Mobilidade, bem como um mapa para circulação dos peões.