Terceiro ciclo de Inaugurações de Bombarda chega a 29 de abril
19-04-2017
Como é habitual, a apresentação das novas exposições de arte contemporânea serão acompanhadas por animação de rua e visitas guiadas preparadas pela PortoLazer.
O último sábado de abril traz o terceiro ciclo das Inaugurações Simultâneas do Quarteirão de Miguel Bombarda em 2017, ano em que a iniciativa celebra uma década. Nesta edição, 18 galerias de arte contemporânea vão abrir as portas a partir das 16 horas para apresentar novas obras. Cá fora, nas ruas, e como é habitual, a PortoLazer acompanha o evento com animação dirigida a todos os visitantes da zona.

O principal destaque vai novamente para a iniciativa Bombarda Stop & Go, que oferece duas visitas guiadas por algumas das galerias do quarteirão. Com participação gratuita e duração aproximada de uma hora, cada um destes percursos pedestres tem 30 vagas e é dirigido por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto. Os interessados podem inscrever-se até às 13 horas de dia 28 de abril, através do email 
stopandgo@portolazer.pt, escolhendo um dos dois horários: 16 horas ou 17,30 horas (para o segundo, é possível também a inscrição no próprio dia 29 de abril, a partir das 16 horas, no balcão Porto., que estará localizado na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua da Boa Nova).

Nessa mesma zona pedonal, o projeto Chapa Azul e a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore voltam a apresentar uma nova oficina de técnicas de impressão, entre as 16 e as 19 horas, aberta a participantes de todas as idades.

E, na Rua de Miguel Bombarda, primeiro entre as 16 e as 17 horas, e depois entre as 17,30 e as 18,30 horas, o público poderá assistir ainda à performance "Push and Pull", o terceiro de seis números que integram "The Fractal Body". Este projeto artístico, que combina dança minimal, performance e teatro físico, tem direção artística de Paulina Almeida e será apresentado ao longo do ano, em todos os ciclos das Inaugurações de Bombarda.

As Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda são dinamizadas pela Câmara do Porto (através da PortoLazer), em conjunto com a associação Bombarda Art District. Aqui fica a lista das galerias participantes neste terceiro ciclo:

> RUA DE MIGUEL BOMBARDA  
Galeria São Mamede: exposição de pintura e desenho, de António Cardoso;
Galeria Serpente: "Tempo negro", instalação de João Carlos Pereira; 
Galeria Presença: "É por isso que me lembrei do passado, por ter medo do futuro?", de Vasco Araújo; 
Galeria Quadrado Azul: "Bornal", de Isabel Ribeiro;
Galeria Fernando Santos: "Luxuosas Feridas", de Gerardo Burmester;
Galeria Múrias Centeno: exposição de Henning Strassburger;
Galeria Metamorfose: "Traficante de Sonhos", de Helena Rocio Janeiro;
Galeria REM Espaço Arte: Neutra, de Godmess, Hazul e Mr. Dheo;
Galeria Simbolo: exposição coletiva; 
Galeria João Lagoa: exposição coletiva; 
Galeria Happening: exposição de pintura e instalação;
Galeria Ap'Arte: exposição de Francisco Piqueiro, Gustavo Fernandes e João Noutel;
Galeria Trindade: "Castelos no Ar", de Brigitte Szenczi e Juan António Mañas; 
O! Galeria: "L'Orchestre", de Chloé Perarnau.

> RUA DOM MANUEL II
Galeria Rui Alberto: "Confronto", exposição coletiva de pintura e escultura.
 
> RUA DO ROSÁRIO 
Galeria de Arquitectura: "New Now";
Galeria Artes em Partes: "Lady lazaro", instalação;
Galeria Artes Solar de Sto. António: exposição coletiva.