Serralves em Festa começa... na Baixa
18-05-2017
Como vem sendo tradição nos últimos anos, o Serralves em Festa antecipa o seu arranque e leva três propostas à Baixa do Porto, de 1 a 3 de junho.
O Serralves em Festa, o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, está de regresso de 2 a 4 de junho. Serão 50 horas seguidas de animação gratuita, com centenas de atividades espalhadas pelos vários espaços da Fundação de Serralves. Mas o aquecimento para a festa começa na véspera, fora de portas.

A partir de 1 de junho, o Serralves em Festa na Baixa vai apresentar três iniciativas, que cruzam a música, a dança, o teatro, a performance e a instalação. Aqui fica o programa, que se estende até dia 3:

> 1, 2 e 3 de junho

PIERRE BERTHET & RIE NAKAJIMA (música/instalação)
09:00-19:00 | Jardim das Virtudes
O músico e compositor belga Pierre Berthe e a artista japonesa Rie Nakajima juntam-se para criar uma instalação sonora no Jardim das Virtudes, recorrendo a objetos do quotidiano. A sonoridade é conseguida através do encontro do ar com esses elementos.


> 1 de junho

OLA MACIEJEWSKA «LOIEFULLER:RESEARCH» (dança/performance)
12:00 | Praça de Carlos Alberto - 17:00 | Jardim de João de Chagas
Inspirada pela relação entre o escultor (o performer) e a escultura (não-humana), a performance explora a relação de um corpo e de um artefacto (o vestido de dança) numa ligação semelhante ao ato de esculpir.


CLAUDIO STELLATO «LA COSA» (teatro físico/dança)
19:00 | Terreiro da Sé
A madeira é o material-chave usado pelos quatro performers que produzem um esforço físico intenso, com bastante precisão técnica e coreográfica, para criarem objetos e espaços cenográficos.


A edição deste ano do Serralves em Festa, a décima quarta, terá lugar entre as 18 horas de 2 de junho e as 22 horas de 4 de junho. Em 2016, o evento bateu todos os recordes de público, ao receber mais de 161 mil visitantes.