Quarta edição do Porto & Matosinhos Wave Series apresentou programa
27-02-2019
Pelo quarto ano consecutivo, as praias do Porto e de Matosinhos vão acolher aquele que é já considerado o maior cartaz de eventos de surf realizado em todo o país. O arranque está marcado para os próximos dias 9 e 10 de março.
Renovando o objetivo de promover a modalidade, captar novos praticantes e continuar a afirmar a sua frente atlântica como destino privilegiado para a prática do surf, o Porto & Matosinhos Wave Series avança em 2019 para a sua quarta edição, voltando a reunir e elite dos surfistas nacionais num cartaz que contempla este ano nove provas, entre março e outubro próximos.

Com propostas que vão desde o surf ao longboard, surf adaptado e stand up paddle, o Porto & Matosinhos Wave Series é já hoje reconhecido como o principal cartaz anual de eventos de surf a nível nacional.

A edição do ano passado juntou perto de 500 atletas em competição e cerca de 30 mil espectadores no conjunto das várias iniciativas realizadas entre as praias do Porto e de Matosinhos.

Em 2019, o cartaz do Porto & Matosinhos Wave Series volta a promover um conjunto de provas que se inserem nos principais campeonatos nacionais e regionais, além de várias outras atividades paralelas de promoção da modalidade, como batismos de surf a crianças carenciadas, aulas de surf adaptado, workshops, ações de sensibilização ambiental e limpeza de praias.

Apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira, em conferência de imprensa realizada no Posto de Turismo de Matosinhos, o Wave Series 2019 terá o seu arranque já no fim de semana de 9 e 10 de março, com a etapa do Circuito Rip Curl Grom Search, prova de apuramento para a finalíssima internacional, aberta às categorias de sub-12, sub-14, sub-16 e feminino.


"Temos conseguido cativar cada vez mais jovens para as modalidades de água. As nossas praias deveriam ser usadas como um incentivo para a promoção de uma vida saudável. Na edição deste ano, o Wave Series promove um conjunto de provas que se inserem nos campeonatos nacionais e que são de grande importância para os nossos atletas. Entre as novidades deste ano, teremos o concurso de surf para cães, que vai dar ainda mais vida e animação às nossas praias", destacou, na apresentação, Marcelo Martins, promotor da iniciativa.

"O Porto & Matosinhos Wave Series é um exemplo paradigmático de como duas autarquias vizinhas podem juntar sinergias e potenciar uma atividade que tem um peso cada vez mais assinalável na economia e no turismo da região. Os resultados desta parceria confirmam que estamos no bom caminho", afirmou, por sua vez Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

"Pela diversidade da programação e pela animação que gera, o Porto & Matosinhos Wave Series constitui já um dos grandes ativos turísticos da cidade, trazendo a Matosinhos um público vibrante e interessado, que enche as nossas praias e frequenta os restaurantes, o comércio, a hotelaria e as atividades culturais da cidade", sublinhou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

"Dinamizar a nossa costa e esta Frente Atlântica é um ponto estratégico para a promoção da região e da visibilidade do destino Porto e Norte. É de realçar, ainda, o trabalho dos empresários deste sector que através do desporto alavancam a economia local pela qualidade e excelência de serviços que proporcionam", concluiu Marco Sousa, delegado da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.

O cartaz do Porto & Matosinhos Wave Series 2019 junta, nesta edição, um total de nove competições, nove batismos de surf e nove ações de sensibilização ambiental. O mês de maio volta a ser o mais preenchido em termos de eventos, com destaque para a etapa portuense da principal competição nacional de surf, a Liga Meo Surf (17 a 19 de maio), e a estreia do Surf n' Dogs, a 12 de maio, na praia de Matosinhos.


PROGRAMA:

CIRCUITO RIP CURL GROM SEARCH
9 e 10 de março
Praia Internacional do Porto (ou praia de Matosinhos ou Leça)

CIRCUITO SURF DO NORTE
16 e 17 de março
Praia Internacional do Porto (ou praia de Matosinhos ou Leça)

LOG SURF FEST
- Campeonato Nacional de Longboard (Categoria Open) 
4 de maio
Praia Internacional do Porto (ou praia de Leça)

- Campeonato Nacional de Sup Race
5 de maio
Praia de Matosinhos

- Invitational Sup Wave
5 de maio
Praia de Matosinhos

SURF FAMILY CHALLENGE
11 de maio
Praia Internacional do Porto (ou praia de Leça)

SURF N' DOGS
12 de maio
Praia de Matosinhos

LIGA MEO SURF - RENAULT PORTO PRO
17, 18 e 19 de maio
Praia Internacional do Porto (ou praia de Leça)

GROMS TROPHY
Campeonato Nacional Surf Esperanças Sub 14
5 e 6 de outubro
Praia Internacional do Porto (ou praia de Leça)

CAMPEONATO OPEN E MASTERS CUP
12 e 13 de outubro
Praia Internacional do Porto (ou praia de Leça)

> WORKSHOPS 

Curso de Apneia para Surfistas
16 de março
Piscinas do CLIP

Parlamento
4 e 5 de maio

Canon Workshop de Fotografia
1 7, 18 e 1 9 de maio
Praia Internacional do Porto

Workshop de Pranchas de Surf e suas Funcionalidades
18 de maio

Encontro Nacional de Surf Adaptado
5 de junho
Onda Pura - Escola de Surf