Porto vai ter Festival Internacional de Circo em setembro
29-05-2018
Evento decorre entre 13 a 16 de setembro, oferecendo mais de 40 espetáculos gratuitos, quase todos ao ar livre e em estreia nacional.
O Porto vai receber este verão o seu primeiro Festival Internacional de Circo. A iniciativa, produzida pelo Coliseu Porto, vai proporcionar aos moradores da cidade e a todos os que a visitam  quatro dias de espetáculos gratuitos, quase todos ao ar livre e em estreia em Portugal. 

Serão, ao todo, 12 companhias nacionais e estrangeiras, que levarão mais de 40 performances a  espaços como o Coliseu Porto (por tradição e excelência a casa do circo na cidade), o Largo de Santo Ildefonso, a Praça da Batalha, a Praça dos Poveiros e o Jardim de São Lázaro.

O objetivo é claro: fazer deste festival o maior evento de novo circo em Portugal, em linha com os maiores festivais internacionais, reforçando o posicionamento do Porto como centro das artes e da cultura. 

As companhias, originárias de vários países europeus, trazem propostas para todas as idades. Mas, além deste mais visível -- os espetáculos espalhados por praças e jardins do centro da cidade -- o festival terá outras duas componentes importantes.

Uma delas será a Conferência Internacional, um espaço de discussão e literacia para o novo circo e o estado da arte em Portugal e na Europa (os membros do painel serão revelados no início de setembro). . 

A outra será a apresentação ao público do resultado do Circo Social, um projeto de serviço educativo e residência artística que, desde março, tem dado a oportunidade a um grupo de jovens da freguesia do Bonfim de conhecer e aprender as artes circenses. Sob a direção artística de Elsa Caillat e João Paulo Santos, rapazes e raparigas frequentam gratuitamente, até julho, várias disciplinas educativas e artísticas do circo clássico e da sua vertente contemporânea, normalmente designada por "Novo Circo". A primeira apresentação do projeto está marcada para o dia 1 de julho, integrada no programa Cultura em Expansão, da Câmara Municipal do Porto.  

Depois dessa estreia, o Circo Social também se dará naturalmente a conhecer ao público do Festival Internacional de Circo do Porto, através de algumas performances entre os dias 13 e 16 de setembro.

Com um investimento de cerca de 180 mil euros, o Festival Internacional de Circo é cofinanciado pelo NORTE 2020, no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Consulta no documento anexo os principais destaques da programação.