Porto decide este domingo o mais emocionante final da Volta a Portugal
10-08-2019
O final da 82.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta não podia ser mais emocionante. Com os dois primeiros classificados separados por centésimos de segundos, será o contrarrelógio entre Gaia e Porto a decidir o vencedor.

Depois de quase de 40 horas e meia de prova e mais de 1.500 quilómetros cumpridos, os dois primeiros classificados da 81.ª Volta a Portugal chegam empatados à derradeira etapa, marcada para a tarde deste domingo, num contrarrelógio de 19,5 km entre Vila Nova de Gaia e o Porto.


Trinta anos depois, a Avenida dos Aliados será, assim, o palco de todas as emoções, sendo praticamente certo que será preciso esperar até ao último metro para se conhecer o vencedor desta edição. Para já, tudo aponta para que a luta pela vitória seja uma questão a dois, entre Joni Brandão (Efapel), o atual detentor da camisola amarela, e João Rodrigues (W52-FC Porto). 


Num final inédito em todo o historial da prova, os dois corredores vão largar para a derradeira etapa empatados no topo da classificação geral, com apenas alguns centésimos de segundo a fazerem a diferença, graças ao registo obtido por Joni Brandão no Prólogo que abriu a competição, em Viseu, no passado dia 31 de julho.



Um pouco mais atrás segue o espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto), que liderou a prova nos primeiros dias, e que segue agora na terceira posição, a 40 segundos da liderança. Apesar da diferença, o espanhol é, talvez, o maior especialista neste tipo de "crono".


A partida para décima e decisiva etapa será feita por ordem inversa à classificação, pelo que o primeiro a sair para a estrada, às 14h57, será o sul-africano James Fourie (ProTouch), 104.º e último à geral.


O líder da prova será o último a percorrer os derradeiros 19,5 km da edição de 2019. Joni Brandão partirá para o contrarrelógio às 16h50, enquanto o seu principal rival, João Rodrigues, sairá dois minutos antes. O vencedor será coroado em pleno coração da cidade, na Avenida dos Aliados.