Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com 12 horas de animação
17-03-2017
Com o envolvimento de 36 entidades da cidade, a comemoração decorre este ano a 25 de março e prolonga-se até à noite.
Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, a cidade do Porto vai propor no último sábado de março mais de 70 atividades, a maioria com acesso livre, pensadas para diferentes públicos e para vários locais. A efeméride ganha em 2017 maior destaque, uma vez que se cumprem 20 anos desde que a UNESCO classificou o Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade.

Em resposta ao convite lançado pela Câmara do Porto, mais de três dezenas de entidades da cidade associaram-se ao evento e vão abrir as portas dos seus espaços para acolher iniciativas. Os visitantes, nacionais e estrangeiros, em grupo ou individualmente, poderão assim conhecer ou redescobrir as singularidades do coração da Invicta, que assim não só se festeja como também se valoriza e protege.

Durante cerca de 12 horas, muitas estórias se vão cruzar com a História do Porto. E, uma vez mais, a PortoLazer vai associar-se à festa com um programa de aminação de rua que promete pôr o público a andar à roda e a mexer com o Centro Histórico. Todos estão convocados a participar em viagens teatrais e em oficinas de ilustração, a explorar instalações artísticas ou a assistir a espetáculos de música, circo e performance. 

Este ano, a jornada continua pela noite dentro. Assim que o sol se puser, o Alumia (projeto de dinamização cultural promovido pela PortoLazer para comemorar os 20 anos da eleição da UNESCO) junta-se a esta celebração, que é a da cidade e do mundo, e apresenta o seu segundo roteiro de luz. Nove instalações, resultantes de uma convocatória aberta, vão compor um percurso noturno que parte do Largo dos Lóios (antiga Porta dos Almadas da Muralha Fernandina) e termina no Passeio das Virtudes. E há visitas guiadas gratuitas. Os interessados devem enviar nome, idade, número de telefone e horário pretendido (19 horas, 20,30 horas ou 21,30 horas) para alumiaservicoeducativo@gmail.com, e depois aguardar a confirmação da inscrição.

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março, mas há já alguns anos que no Porto é celebrado no sábado mais próximo da data, para que um número maior de pessoas possa desfrutar das comemorações. Em colaboração com Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, a autarquia portuense tem procurado envolver um número cada vez maior de entidades, públicas e privadas, sediadas no Centro Histórico.