Passeios de tuk-tuk e a pé pela arte urbana do Porto
12-10-2017
Entre 21 de outubro e 12 de novembro, a PortoLazer volta a promover a arte urbana da cidade através da iniciativa Upstreet Stop & Go.
Dar a conhecer a arte urbana, em geral, e apresentar as intervenções patentes nas ruas da cidade, em particular, são as propostas da próxima edição da Upstreet Stop & Go, iniciativa oferecida pela PortoLazer nos fins de semana entre 21 de outubro e 12 de novembro. Através de um conjunto de visitas guiadas, a bordo de um tuk-tuk ou a caminhar, será promovido o contacto direto entre os participantes e algumas das obras presentes no espaço público do Porto. A participação é gratuita mas requer inscrição.

Aos sábados e domingos haverá  passeios guiados por artistas e visitas em formato de oficina, com desafios que prometem um novo ponto de vista sobre a cidade e a arte exposta nas suas ruas. Tal como aconteceu em 2016, as manhãs de sextas-feiras serão dirigidas à comunidade escolar, com a possibilidade de realização de visitas de grupo.


PROGRAMA

> VISITAS GUIADAS POR ARTISTAS (esgotadas)
Com deslocação feita em tuk-tuk, estas visitas serão conduzidas por um artista com obra patente na cidade. Artistas convidados: Frederico Draw (21 e 22 outubro), Third (29 outubro e 12 novembro) e artista a confirmar no  dia 5 novembro.
- Datas: 21, 22  e 29 outubro; 5 e 12 novembro;
- Horário: 11h00-12h30
- N.º vagas por passeio: 15
- Ponto de partida: Silo Auto 
- Entidade parceira: TukTour Porto 

> VISITAS-OFICINA (destinadas ao público em geral)
Visitas com deslocação feita a pé, guiadas por alunos do Curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da ESE IPP. O público será desafiado a participar de forma ativa, implicada, em atividades práticas que vão sugerir o olhar e a atenção ao detalhe, com técnicas simples de registo que irão do lápis ao telemóvel. A eventual partilha dos diferentes registos nas redes sociais multiplicará pontos de vista e permitirá a invenção de novas narrativas sobre a cidade. Sugere-se, por isso, aos participantes a utilização de máquina fotográfica e/ou smartphone, não sendo requisito indispensável. 
- Datas: 21, 22, 28 e 29 outubro; 4, 5, 11 e 12 novembro
- Horário: 16h00-17h00 
- N.º vagas por passeio: 25
- Ponto de partida: Estação de São Bento  
- Entidade parceira: ESE IPP
- Inscrição (máximo duas pessoas): devem enviar nome e contacto telefónico para workshopsportolazer@gmail.com 

> VISITAS-OFICINA (destinadas a grupos escolares)
- Datas: 27 outubro; 3 e 10 novembro 
- Horários 10h00-12h00 
- N.º vagas por passeio: 25
- Ponto de partida: Estação de São Bento  
- Entidade parceira: ESE IPP

> VISITAS GUIADAS AO MURAL DA RESTAURAÇÃO
Passeio com deslocação em tuk-tuk
- Data: 11 novembro 
- Horário: entre as 16h30 e as 19h00 (saída de um tuk-tuk a cada 20 minutos)
- N.º vagas por passeio:  6 
- Entidade parceira: ESE IPP
- Inscrição: feita por ordem de chegada, sem reserva, no balcão "Porto.", que estará na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda.


Os itinerários propostos nesta edição incluem quatro novos obras, inaugurados já em 2017, que passaram a integrar o Programa de Arte Urbana do Porto.  Iniciado em 2014, este projeto municipal apresentou já 79 intervenções artísticas na cidade, que envolveram diversas formas de expressão (arte urbana, pintura, pintura mural e instalação) e de ocupação do espaço urbano.

O roteiro inclui trabalhos de artistas como Mots, Frederico Draw, Hazul, Mr. Dheo, Martinha Maia, Kino, Daniel Eime, +- Mais Menos, Pedro Cabrita Reis, Sten&Lex ou Liqen. Esta oferta do Porto contribui cada vez mais para a afirmação da cidade enquanto território de criação, inspiração e de fixação e atração de talento.