Meia Maratona do Porto a caminho dos 13 mil participantes
13-09-2017
É já no próximo domingo que tem lugar a 11.ª edição da Meia Maratona do Porto. Com início agendado para as 10 horas, a prova terá como ponto de partida a Avenida de Paiva Couceiro e terminará junto ao Jardim do Cálem, juntando mais de 13 mil participantes.
De acordo com a organização, estão inscritos atletas dos cinco continentes, oriundos de 41 países, num total de 961 estrangeiros. O queniano Mathew Kisorio e o marroquino Aziz Lababi são os cabeças de cartaz desta edição. Já a elite nacional estará representada, no setor masculino, por nomes como Rui Pedro Silva e Pedro Ribeiro (Sporting), Daniel Pinheiro e Vítor Oliveira (Maia AC) e Manuel Mendes (Vitória SC), que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos. 

Do lado feminino, destaque para a presença das sportinguistas Catarina Ribeiro e da regressada Sara Moreira. Salomé Rocha, Vera Nunes (Benfica) e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) são outros dos nomes a ter em conta na discussão pelos lugares cimeiros.  

A atleta mais experiente do pelotão chama-se Engrácia Ferreira e tem 65 anos, enquanto Pacheco Lopes, de 80 anos, será o mais velho à partida.

Recorde-se que, aos 21,0975 km da Meia Maratona, soma-se uma segunda prova, a Mini Maratona de 6 km, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos, ambas com início às 10 horas, na Avenida de Paiva Couceiro, por baixo da Ponte do Freixo, no Porto. 



Jorge Teixeira, responsável pela organização, avançou esta terça-feira, em conferência de imprensa realizada na Alfândega do Porto, que estão atualmente inscritos 10 mil atletas, estimando-se que o número ultrapasse os 13 mil. Perspetivando um evento "fantástico", o Diretor Geral da Runporto lembrou que "o atletismo ganha dia após dia cada vez mais adeptos".

A organização também avançou como novidade o facto de este ano a prova poder ser acompanhada pela Internet em tempo real, através do serviço de Live Tracking. Basta aceder ao site oficial da Meia Maratona. 


Ainda é possível fazer inscrições de última hora na corrida, tanto no prova principal como na Mini Maratona. Podem inscrever-se na Alfândega do Porto, a 15 e 16 de setembro, entre as 10 e as 19 horas.



Na edição do passado, o ugandês Daniel Rotich venceu no sector masculino, enquanto a japonesa Nao Isaka foi a mais rápida entre as mulheres.