Maratona do Porto entra para a elite mundial
12-07-2018
A Associação Internacional das Federações de Atletismo atribuiu o grau "Bronze Label Road Race" à prova portuense, marcada este ano para 4 de novembro.
No ano em que apresenta a sua 15.ª edição, a EDP Maratona do Porto passa a pertencer ao calendário oficial da Associação Internacional das Federações de Atletismo (a IAAF, sigla em inglês). A distinção coloca-a na lista das melhores provas no circuito mundial de maratonas.

Esta certificação internacional, atribuída pelo maior organismo internacional do setor, resulta da elevada qualidade do ponto de vista técnico da maratona portuense, uma prova que está homologada para tempos de acesso a campeonatos europeus, do mundo e Jogos Olímpicos. 

O crescimento da EDP Maratona do Porto tem sido exponencial, desde a orimeira edição. Em 2004, estreou-se com 317 atletas e no ano passado juntou mais de seis mil participantes a correr os 42,195 metros, tornanod-se na maior maratona de Portugal. E a popularidade internacional também tem acompanhado este números: 27% dos inscritos em 2017 eram estrangeiros, provenientes de 69 países. 


MARATONA DO PORTO INCLUI ESTE ANO O CAMPEONATO NACIONAL

Em 2018, a maratona portuense vai acolher o Campeonato Nacional de Maratona, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo que estava integrada na Maratona de Lisboa. A novidade, havia sido anunciada já na edição de 2017 do evento.

Quanto às distâncias, o formato mantêm-se. Além da competição principal, a Maratona do Porto volta a incluir uma corrida de 15 quilómetros, a Family Race, e uma minimaratona de seis quilómetros, chamada Fun Race. A Runporto, que organiza o evento com apoio municipal, através da PortoLazer, espera superar os 15 mil participantes no conjunto das três provas.   

O tiro de partida da maratona será dado às 9 horas de 4 de novembro, junto ao Sea Life Porto. A meta estará instalada no Queimódromo do Porto