Liga das Nações: Porto está preparado para receber a sua primeira final europeia
12-04-2019
Entre 5 e 9 de junho, Portugal acolhe a fase final da primeira edição da Liga das Nações. As cidades do Porto e de Guimarães serão o palco desta competição que, além da portuguesa, contará ainda com as seleções de futebol da Suíça, Inglaterra e Holanda.
Decorreu esta sexta-feira, dia 12 de abril, no átrio da Câmara Municipal do Porto, a cerimónia de apresentação da fase final da Liga das Nações, competição sob a égide da UEFA que vai decorrer entre 5 a 9 de junho, nas cidades do Porto e de Guimarães.

Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra são as quatro seleções que vão disputar este inédito título, cuja final será jogada na cidade do Porto, mais concretamente, no Estádio do Dragão.

"É a primeira vez que a cidade recebe um evento do género e, em 2020, teremos também aqui, a final da Supertaça Europeia. Em dois anos, acontece o que nunca tinha acontecido", destacou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, na apresentação da prova. O autarca garantiu que "muito do trabalho já está feito" e que o Porto vai saber lidar "com a pressão" de organizar um acontecimento desportivo de larga escala.

Reiterando a colaboração que tem havido entre ambos os municípios que recebem o torneio, o presidente da Câmara do Porto elogiou Guimarães e os pergaminhos que a cidade vimaranense já tem no acolhimento de eventos desportivos, que sabe viver com grande intensidade. Mas, naturalmente, espera que seja o Estádio do Dragão a receber Portugal na final.

O autarca de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou também a "articulação perfeita" que tem havido entre as duas autarquias na fase de preparação da competição que, pela sua dimensão e natureza, faz com que "as atenções estejam viradas para estas duas cidades portuguesas".
"Nestes eventos desportivos o importante é receber bem, com emoção", disse.

Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, manifestou a certeza de que a organização "vai honrar o país nesta grande competição" e que a fase final será "um capítulo inesquecível na história do futebol europeu". Afirmou também que "Portugal tem demonstrado ao longo dos anos uma enorme capacidade para organizar grandes eventos" e que "estão criadas as condições perfeitas para mais um feito enorme do futebol europeu". 

Dentro das quatro linhas, o desejo é "que Portugal esteja ao seu nível, ganhe a meia-final frente à Suíça, jogue a final e depois conquiste o troféu", referiu Fernando Gomes, reconhecendo, contudo, que a qualidade desportiva das seleções envolvidas está acima da média.

Como embaixador da prova, o antigo guarda-redes do F.C. Porto e da Seleção Nacional, Vítor Baía, acredita que Portugal "tem equipa para poder vencer" e pesa na balança do favoritismo o fator de jogar em casa. "Os jogadores estão habituados a viver com pressão e esta conquista, naturalmente, que quererão juntar ao grande feito do último campeonato da Europa", disse o antigo internacional português. 


COMO SERÁ A FASE FINAL DA LIGA DAS NAÇÕES

A fase final da Liga das Nações arranca a 5 de junho (quarta-feira) com o jogo Portugal-Suíça, no Estádio do Dragão, no Porto, e prossegue no dia seguinte com o Holanda-Inglaterra, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, ambos pelas 19,45 horas.

Para 9 de junho (domingo) está marcado o encontro que irá ditar o terceiro e quarto lugares (entre as seleções derrotadas nas meias-finais) pelas 14 horas, no Estádio D. Afonso Henriques. A final da prova acontece no mesmo dia, mas no Estádio do Dragão, pelas 19,45 horas.

As seleções visitantes (Suíça, Holanda e Inglaterra) já estiveram em ambas as cidades anfitriãs e estão, de acordo com o diretor de competições e eventos da FPF, Carlos Lucas, "muito satisfeitas com as condições oferecidas" a nível dos estádios, hotéis e centros de estágio.

No Porto, os pontos de encontro para os fãs vão localizar-se na Avenida dos Aliados e no Parque Municipal da Alfândega.


BILHETES PARA OS JOGOS JÁ À VENDA

Os bilhetes para a final four da Liga das Nações estão disponíveis para venda no site da UEFA, não havendo lugar a qualquer tipo de sorteio. Cada adepto pode comprar até quatro ingressos e ainda há bilhetes disponíveis para todos os jogos. Os bilhetes para os encontros das meias-finais e terceiro e quarto lugares variam entre os 30 e os 120 euros e os da final entre 40 e 150 euros.

A Liga das Nações introduz uma nova modalidade: os UEFA Super Sunday. Estes bilhetes permitem o acesso à final ou ao jogo de atribuição do terceiro lugar, dependendo de onde a seleção dos adeptos jogar.