Inaugurações Simultâneas de Bombarda voltam a 21 de abril
13-04-2018
O evento será acompanhado por visitas guiadas, uma performance e ainda oficinas de impressão e de construção de brinquedos.
No próximo sábado, dia 21 de abril, há novo encontro marcado com o melhor da arte contemporânea da cidade, em mais uma edição das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda. O evento traz 17 novas exposições para descobrir no quarteirão mais artístico do Porto. 

Responsável pelo programa de animação paralela do espaço público, a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, propõe as já habituais visitas guiadas às galerias, bem como oficinas pensadas para públicos de todas as idades.

Cumprindo o objetivo de propor o Quarteirão de Bombarda como espaço privilegiado de experimentação para projetos artísticos performativos que adotem uma linguagem eminentemente contemporânea, o programa de animação desta edição contará com a associação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), que apresentará um projeto desenvolvido no ano letivo de 2016/2017, pensado, encenado, produzido e interpretado por alunos do Curso Superior de Teatro, entretanto licenciados.

Além da ESMAE, o programa de animação conta também, ao longo de 2018, com a presença dos alunos do Balleteatro, que nas edições de setembro e novembro apresentaráão projetos desenvolvidos no contexto escolar. Para junho está também agendada a presença de outro projeto relacionado com a ESMAE.


PROGRAMAÇÃO PARALELA

> Bombarda Stop & Go: visitas guiadas pedestres a galerias
Como é habitual em cada ciclo de inaugurações simultâneas, a 21 de abril serão realizadas visitas guiadas às galerias aderentes, conduzidas por alunos do Curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Super de Educação (ESE IPP).
- Horário: 16h00-17h00; 17h30-18h30 ;
- Vagas por passeio: 30 (divididas em dois grupos de 15);
- Inscrição: até às 13 horas de 20 de abril, através do email stopandgo@portolazer.pt ou no próprio dia, no balcão "Porto." (apenas para o segundo horário).

> Workshop de Técnicas de Impressão -- Azulejos em miniatura
Partindo de diferentes módulos inspirados nos azulejos que preenchem as fachadas da cidade, os participantes poderão divertir-se a criar pequenos painéis de padrões em formato cartão-postal. No final da experiência, terão à disposição uma coleção de padrões dos azulejos mais frequentes da cidade do Porto.
- Horário: 16h00-19h00; 
- Conceção/produção: Oficinas Chapa Azul --- Unidade Móvel de Técnicas de Impressão / Árvore, Cooperativa de Atividades Artísticas;
- Organização: CMP/PortoLazer.

> Oficina de Construção de Brinquedos -- Bonecos Bailarinos
Simão Bolívar, mestre na arte de criar e construir brinquedos, vai estar presente nesta edição das Inaugurações de Bombarda, com propostas que prometem estimular ainda mais a criatividade dos peritos na arte de brincar. Construir um boneco articulado, feito em cartão, e que no fim até sabe dançar, é o desafio lançado por esta oficina, guiada pelas mãos e pela imaginação de quem dedica a sua vida à brincadeira.
- Horário: 16h00-19h00;
- Conceção/produção: Simão Bolívar;
- Organização: CMP/PortoLazer.

> Performance "FECTUS_Um ponto de vista feminino"
Este projeto criado em 2017 no contexto do plano curricular do Curso Superior de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, tem-se desenvolvido desde então noutros contextos, contando já com várias apresentações. Desenvolvido pelo alunos a partir da obra "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, esta performance foi proposta pelos docentes Rodrigo Malvar e Claire Binyon. 
- Horário: 17h00-17h20; 18h30-18h50;
- Interpretação e criação: Ana Luís Iglésias, Sara Neves, Maria Olas, Ana Pessoa, Filipa Batista;
- Encenação, criação e produção: Carina Ferrão.


O cartaz desta edição das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda, a terceira de 2018, tem por base uma ilustração de David Penela, formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e representado pela O! Galeria. A técnica utilizada pelo artista, mestre em desenho e técnicas de impressão pela FBAUP, é a risografia sobre papel.

Localizada na Rua de Miguel Bombarda, 61, na "porta de entrada" do chamado "Bairro das Artes", a O! Galeria é um espaço dedicado exclusivamente à ilustração, onde Ema Ribeiro, o rosto por detrás da galeria, pretende afirmar que a ilustração "não é uma arte menor".


> LISTA DE GALERIAS E EXPOSIÇÕES DESTA EDIÇÃO

RUA DE MIGUEL BOMBARDA
Galeria São Mamede: "Narrativas sobrepostas", de Benedita Kendall;
Galeria Serpente: "A presença de uma ausência", de Acácio Carvalho;
- Homenagem a D. Manuel Álvarez Bravo
Galeria Presença: "In Limbo", de Nikolaj Bendix Skyum Larsen;
Galeria Quadrado Azul: exposição de escultura, de Zulmiro de Carvalho;
Galeria Fernando Santos: "Luísa's Wedding", de Priscila Fernandes;
Galeria Nuno Centeno: "Group Show";
Galeria Metamorfose: "Depois do retorno do real", de Filipe Rodrigues;
Galeria REM Espaço Arte: "capsulaOpresión", de Christian Pardó e Marcelo Mendonça;
Galeria Símbolo: exposição coletiva;
Galeria João Lagoa: exposição coletiva;
Galeria Paula Quintã: "As meninas", de Nina Lima;
Galeria Artes em Partes: "Pássaros" (exposição de pintura), de Simão Carneiro;
Galeria Ap'Arte: "Musicações de um andarilho", de Roberto Chichorro;
Galeria Trindade:"O desesperado reino do amor" (desenho), de Cristina Vela;
O! Galeria: Now You're at page 28", de Ching Yu Cheng.

> RUA DOM MANUEL II
Galeria Rui Alberto: "sin-cera", alunos FBAUP.

> RUA DO ROSÁRIO
Galeria Artes Solar de Santo António: exposição coletiva.

O acesso às galerias é sempre gratuito. Eis as datas dos restantes ciclos de Inaugurações Simultâneas do Quarteirão de Miguel Bombarda em 2018: 9 de junho, 22 de setembro e 10 de novembro.