Em setembro os Concertos estão de volta à Avenida
31-07-2018
Para celebrar os últimos dias de verão, a Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música oferecem à cidade mais um ciclo de Concertos na Avenida, a 7 e 8 de setembro, ambos com início às 22 horas.
Como habitualmente sucede no encerramento do verão, os Concertos na Avenida voltam à principal sala de visitas da cidade no fim de semana de 7 e 8 de setembro. Coorganizado pela Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música, o ciclo deste ano reserva dois grandiosos concertos, em que são protagonistas a Orquestra Sinfónica e a Orquestra Barroca (com o violinista Dmitry Sinkovsky).


ORQUESTRA BARROCA EM ESTREIA NOS ALIADOS

A primeira noite dos Concertos na Avenida, a 7 de setembro, sexta-feira, assinala a primeira participação da Orquestra Barroca nos Aliados. Com direção musical do aclamado maestro e violinista Dmitry Sinkovsky, o espetáculo será dedicado a Vivaldi e aos quatro concertos apelidados de "As Quatro Estações", provavelmente as obras escritas para violino mais conhecidas de toda a música barroca.

Os pássaros, a água da nascente de um rio, o sonho bucólico de um pastor ou uma imitação brilhante de gaitas-de-foles serão alguns dos efeitos inesperados que se ouvirão nesta popular criação de Antonio Vivaldi, com melodias contagiantes e ilustrações musicais de cada uma das estações do ano.


ORQUESTRA SINFÓNICA A ENCERRAR

Na segunda noite, a 8 de setembro, será a vez da Orquestra Sinfónica do Porto subir ao palco para um concerto tradicionalmente festivo. Desde a melhor tradição vienense de Strauss, passando pelo arranjo orquestral de Vaughan Williams sobre uma famosa melodia tradicional inglesa, até aos ambientes musicais associados ao Oeste americano descritos por Copland, a formação portuense promete brindar o público com música célebre do repertório sinfónico

O programa inclui ainda a emocionante banda sonora de Korngold para o filme "The Sea Hawk", reconhecida como um dos momentos altos da carreira do compositor austríaco que se celebrizou em Hollywood.

E porque festa poderá ser sinónimo de dança, serão apresentadas obras sinfónicas de Brahms e Enesco, inspiradas nas canções e danças do Leste europeu.

Quem também marca presença nesta segunda noite dos Concertos na Avenida é a sensual Carmen, a cigana espanhola amada por tantos e imortalizada por compositores como Bizet.

Ambos os concertos são de acesso livre, iniciando-se às 22 horas.


PROGRAMA:

Sexta-feira, 7 de setembro 
Orquestra Barroca Casa da Música
Dmitry Sinkovsky violino e direcção musical 
Antonio Vivaldi Concerto de violino em Ré menor, RV 242 
Pedro António Avondano Sinfonia em Fá maior
Antonio Vivaldi As Quatro Estações

Sábado, 8 de setembro
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música 
Baldur Brönnimann direção musical
Johann Strauss Abertura de O morcego 
George Enesco Rapsódia Romena n.º 1
Johannes Brahms Dança húngara n.º 5
R. Vaughan Williams Fantasia sobre Greensleeves
Aaron Copland Hoe down (Rodeo)
Erich Korngold The Sea Hawk
Georges Bizet Suite n.º 1 de Carmen
Johann Strauss Marcha Radetzky