Programa Dias com Energia estende-se do jardim à praia
26-07-2017
Às habituais atividades em espaços verdes, a iniciativa da PortoLazer acrescenta em agosto e setembro aulas gratuitas na Praia Internacional do Porto.
Aos fins de semana, o Dias com Energia oferece aulas nos Jardins do Palácio de Cristal (durante todo o ano), no Parque da Cidade (de maio a setembro) e no Parque do Covelo (em agosto). Este verão, o programa dinamizado pela PortoLazer vai também estender-se às areias da cidade, durante a semana, com sessões de meditação e de dança. As aulas decorrerão ao fim da tarde, para que quem não está de férias também possa aproveitar a oportunidade de relaxar depois de um dia de trabalho.

Assim, às segundas e quartas-feiras, entre as 18,30 e as 20 horas, a Praia Internacional do Porto receberá aulas de meditação. Reduzir o ritmo acelerado do dia a dia e o stress, combater riscos cardiovasculares e fortalecer o sistema imunológico são algumas das vantagens associadas a esta prática, que tem cada vez mais adeptos, de todas as idades. 

Depois, às quintas-feiras, o Dias com Energia vai oferecer aulas de biodanza, modalidade que combina um conjunto de exercícios e jogos, acompanhados de música, que tem o objetivo de melhorar a saúde, desenvolver a comunicação e estimular a criatividade. As danças não são coreografadas: cada pessoa é convidada a descobrir as suas próprias respostas e a expressar-se em movimentos. 

Finalmente, de 15 a 17 de setembro (sexta, sábado e domingo), será a vez da praia receber aulas de hoop dance. Reconhecida como disciplina de novo circo, esta modalidade combina hula hoop e dança. É uma atividade física que permite desenvolver novas capacidades motoras de forma divertida, contribuindo para o aumento de reflexos, equilíbrio, flexibilidade e coordenação. As aulas do Dias com Energia não requerem experiência e são adequadas a praticantes de todos os níveis. Serão garantidos 25 hula hoops (arcos) aos primeiros 25 participantes, entregues por ordem de chegada, mas quem quiser trazer o seu também se pode juntar. 


CALENDÁRIO 

> Meditação: 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de agosto | 18h30-19h00 e 19h30-20h00;

> Biodanza: 10 e 24 agosto, 7 e 14 de setembro | 18h30-20h00; 

> Hoop Dance: 
15, 16 e 17 setembro | 18h00-19h00 e 19h00-20h00.


Todas as atividades têm participação livre. Quando o clima não estiver favorável (nomeadamente se se registar a famosa "nortada"), as aulas são transferidas para a zona oeste do Parque da Cidade do Porto, ali ao lado, junto ao Edifício Transparente.


© Fotografia1: Dina Rito