Copos reutilizáveis na Passagem de Ano do Porto
26-12-2018
À semelhança do que já acontece em alguns dos principais festivais de verão em Portugal, os copos reutilizáveis vão ser introduzidos também nos grandes eventos que acontecem no espaço público da cidade, a começar já na Passagem de Ano. O objetivo é sensibilizar o público para a sustentabilidade e para a reciclagem.
Este ano, e pela primeira vez, a Passagem de Ano do Porto será festejada na Avenida dos Aliados sem copos de plástico descartáveis. Os bares que vão dar apoio aos concertos, nas noites de 29 e 31 de dezembro, mas também na tarde de 1 de janeiro, vão funcionar exclusivamente com copos reutilizáveis.  

A medida foi concertada entre a Câmara do Porto e a Super Bock, patrocinadora principal dos grandes eventos na cidade, como as Festas de São João e a Passagem de Ano.

O objetivo é reduzir o plástico excessivo que se acumula nas ruas e sensibilizar as pessoas para a importância da reciclagem e da sustentabilidade de uma forma integrada.

A medida, que foi já aplicada com sucesso em vários festivais de música, como o NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade do Porto, será agora estendida aos grandes eventos realizados no espaço público da cidade.

Na compra da primeira bebida, o preço inclui o copo, promovendo assim a sua reutilização.

Os copos reutilizáveis apresentam uma alternativa sustentável aos descartáveis e vão estar disponíveis nos dois formatos habituais: 25 cl e 50 cl.

Além dos bares de apoio instalados na Avenida dos Aliados, a utilização de copos reutilizáveis será uma realidade também nos três palcos alternativos que estarão a funcionar na Baixa do Porto durante a Passagem de Ano, respetivamente no Largo Amor de Perdição (Cordoaria), Praça Gomes Teixeira (Leões) e Praça dos Poveiros.