Contos e marionetas... no interior da Árvore de Natal
19-11-2018
A árvore da cidade vai albergar espetáculos infantis aos sábados e domingos.

Este ano, a Árvore de Natal da cidade do Porto não é apenas pano de fundo da animação: um conjunto de propostas têm lugar mesmo no seu interior. É nas tardes de fim de semana que as crianças são convidadas a entrar neste cenário mágico.


O programa inclui contos de Natal, criados e interpretados por Saphir Cristal, e ainda teatro de marionetas, da autoria do projeto Historioscópio.


Nos dias 2 (domingo), 8, 15 e 22 (sábados) de dezembro, Saphir Cristal traz uma nova personagem ao interior da árvore. Fantásia é delicada, divertida e usa meias às riscas e vestido de balão, a fazer lembrar uma floresta mágica. Dragões, duendes e princesas valentes fazem parte do seu repertório de contos. Podem ouvi-los com luz natural, às 16 horas, e mais tarde com as luzes de Natal ligadas, pelas 18 horas.


Nos três domingos antes do Natal, dias 9, 16 e 23 de dezembro, as marionetas chegam sempre com a iluminação festiva, às 17,30 horas. Cada sessão tem um espetáculo diferente:


- Dia 9 > "Quiquiriqui"

Adaptação livre de uma história tradicional que aborda a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos e à importância de cumprir promessas. O espetáculo conta com uma mãe galinha, um pintainho guloso e um gato malvado! 


- Dia 16 > "O Cardume"

Anualmente são produzidos 400 milhões de toneladas de plástico e só 10% é reutilizado. Esta problemática serve de mote para uma fábula com diversos animais marinhos, dirigida a todas as idades. As marionetas usadas no espetáculo foram integralmente construídas com material reciclado.


- Dia 23 > "João Pateta"

A partir de um dos "Contos para a Infância de Guerra Junqueiro", este divertido espetáculo mostra-nos o valor da generosidade e da sabedoria. O público é convidado a entrar no imaginário das histórias tradicionais do meio rural, contadas e recontadas de geração em geração.

Todas as propostas tem acesso livre, limitado à lotação do espaço. Mas os adultos também podem entrar.