Concurso de fotografia Re.Ver Santa Clara recebe 217 candidaturas
08-03-2018
O concurso de fotografia de rua lançado pela Porto Vivo e a PortoLazer, que desafiou os participantes a explorar e a redescobrir a zona de Santa Clara, em pleno Centro Histórico do Porto, recebeu um total de 217 candidaturas. O júri vai agora avaliar os trabalhos, revelando o vencedor a 24 de março.
Cumprindo o objetivo de estimular a visita ao espaço e provocar um novo olhar sobre a zona de Santa Clara, localizada na freguesia da Sé, em pleno Centro Histórico do Porto, foram submetidas 217 candidaturas ao concurso de fotografia de rua promovido pela Porto Vivo, SRU e a empresa municipal PortoLazer. 

A iniciativa "Re.Ver Santa Clara", aberta ao público em geral, decorreu entre os dias 30 de janeiro e 3 de março, estando enquadrada no Projecto 2nd Chance - Waking Up the Sleeping Giant, que está a decorrer em várias cidades europeias no âmbito do Programa Comunitário URBACT.

No Porto, o plano de ação definiu como território preferencial e prioritário a regeneração da zona de Santa Clara, uma área relevante e com grandes potencialidades na freguesia da Sé, que está localizada junto à Muralha Fernandina e sob a Ponte Luiz I.

Por ser pouco acessível e desconhecida da maioria, o concurso de fotografia desafiou os participantes a conhecer e a explorar este lugar, revelando as suas descobertas através do registo fotográfico. Cada participante poderia enviar até três fotografias, em formato digital, da zona de Santa Clara.

Os trabalhos, que integrarão uma futura exposição, vão agora ser apreciados e avaliados pelo corpo de júri. A melhor fotografia receberá um prémio pecuniário no valor de 750 euros. O anúncio será revelado a 24 de março.