Campanhã vence Rusgas de São João 2017
26-06-2017
As Rusgas de São João voltaram ontem, ao final da tarde, a encher o Porto de alegria, cor e muita cumplicidade.
Milhares de pessoas saíram à rua para assistir ao tradicional desfile, que saiu da Praça da Batalha, desceu a Rua de Passos Manuel, subiu a Avenida dos Aliados e terminou na Praça do General Humberto Delgado. Em frente à Câmara, cada uma das sete rusgas participantes cumpriu a exibição final perante o júri e uma impressionante moldura de pessoas. Campanhã foi a rusga vencedora desta edição.

Foi, realmente, um final de festa memorável, que coloriu e animou as principais artérias da Baixa, cheias para ver e aplaudir cada uma das rusgas, naquela que foi a última das iniciativas do programa das festividades do São João do Porto.

A grande qualidade das rusgas participantes na edição deste ano tornou ainda mais difícil a decisão do júri, composto por um total de sete elementos, em representação de cada uma das uniões de freguesias da cidade do Porto.

As formações foram classificadas com base na coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade. Embora fossem livres na escolha dos temas, as rusgas tinham de apresentar um cunho tradicional e evocar factos e costumes da história da cidade.

Somadas todas as pontuações, a Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro de Falcão, foi declarada a grande vencedora da edição deste ano, totalizando 223 pontos, repetindo, assim, o triunfo do ano passado.

Recordando o papel da freguesia como principal produtora de farinha para o pão na cidade do Porto, Campanhã evocou os seus moleiros e agricultores, num desfile que envolveu 230 elementos e onde não faltou um moinho e até um forno de pão.

O segundo lugar pertenceu à Freguesia do Bonfim, representada pela Associação o Meu Lugar no Mundo, com um total de 208 pontos. O tema da sua rusga, com quase 300 elementos (a mais numerosa de todo o desfile), foi "As Fontes da Nossa Cidade".

O terceiro lugar ficou este ano na posse da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, representada pela Orfeão da Foz do Douro, que somou um total de 182 pontos.

A organização agradece reconhecidamente o empenho e a participação de todas as freguesias, associações e coletividades neste evento, um dos pontos altos da programação das Festas de São João.

Embora tratando-se de um concurso, a verdade é que todos saíram vencedores desta grande iniciativa, que continua a ser um motivo de honra e de orgulho nas tradições da nossa cidade.