Mais de 600 atletas de rugby de praia competem no Porto
13-06-2019
No fim de semana que antecede o São João, o Porto Beach Rugby apresenta quatro provas no estádio instalado na Praia Internacional do Porto, junto ao Edifício Transparente. O acesso é livre.

A 22 e 23 de junho, o Porto recebe pela primeira vez uma etapa do Campeonato Europeu de Rugby de Praia. Será a segunda jornada do circuito e juntará na Praia Internacional as melhores equipas portuguesas e também formações de França, Espanha, Holanda e Letónia.


Organizada pela NEN, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, a Associação Europeia de Rugby de Praia e a Federação Portuguesa de Rugby, a competição tem um prémio monetário de 1500 euros.


Em paralelo ao torneio europeu, a jornada tem mais três provas. Equipas seniores, masculinas e femininas, vão disputar a primeira de duas etapas do Portugal Beach Rugby Trophy. Centenas de jovens atletas, divididos por escalões dos Sub6 aos Sub 16, vão jogar a Youth Cup. E haverá ainda espaço para os veteranos, com a Master Cup a juntar antigas glórias do rugby nacional em dois escalões: maiores de 35 anos e maiores de 50.


O Porto Beach Rugby -- nome dado ao conjunto das quatro provas -- vai apresentar um total de 150 jogos no Estádio de Praia, envolvendo mais de 600 praticantes da modalidade, em representação de 64 equipas.

 A anteceder as competições, entre 18 e 21 de junho, haverá ainda um campo de treino dedicado aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, além de uma exposição sobre a história do Porto Beach Rugby.

Foi já há 26 anos, na Praia do Homem do Leme, pelas mãos de Nuno Gramaxo, Henrique Rocha e Vera Roquette, que o Beach Rugby 5x5 (uma adaptação do rugby de 15) fez a sua estreia mundial, num projeto apoiado pela Câmara Municipal do Porto, o "Viva o Verão 93", criado para animar as praias da Foz do Douro. A modalidade, nascida no Porto, rapidamente se estendeu por todos os continentes. 


PROGRAMA DO PORTO BEACH RUGBY 2019

> 22 de junho
12:00 - Início da fase de grupos do Campeonato Europeu
17:30 - Jogo-exibição: capitães contra minijogadores
19:00 - Final da fase de grupos e sunset party

> 23 de junho
10:00 - Youth Cup: início dos torneios de Sub6 a Sub16
14:00 - Início da fase final do Campeonato Europeu
16:00 - Final Taça Bronze
16:15 - Final Taça Plate
17:15 - Final Sub14
17:30 - Final Sub16 do Campeonato Europeu
17:45 - Finais Master Cup
18:15 - Final Feminina do Campeonato Europeu
18:30 - Final Masculina do Campeonato Europeu
18:45 - Entrega de prémios
21:00 - Festa "Porto São João 2019" 

EQUIPAS PARTICIPANTES
- European Cup (Masculinos): CDUL, SL Benfica, CDUP, Sport Rugby, Curação - Antilhas Holandesas, APJR, Braga Rugby, CR São Miguel, Agrária, Sunfox e CDUP 18 (todas de Portugal) e Ovale Beache (França);
- European Cup (Femininos): Sport Rugby, Portugal Flowers, CR São Miguel, Tondela Rugby e Agrária (Portugal), Algarve Sharks (Inglaterra/Portugal), Seleção da Letónia e Pinguinas Rugby Burgos (Espanha);
- Master Cup (+35): CDUP 35 e Porto Antigo;
- Master Cup (+ 50): CDUP 55 e Porto Antigo; 
- Young Cup (Sub16): Sport Rugby, Sport Clube do Porto, ERP, Braga Rugby, CDUP, Dutch Barbarians (Holanda), ER Trofa/GRUFC, MRC Bairrada, ER São João da Talha, RC Santarém;
- Young Cup (Sub14): Sport Club do Porto, CDUP, Braga Rugby, ER Trofa/GRUFC, MRC Bairrada, ER São João da Talha, RC Santarém, Cercarte; 
- Young Cup (Sub12): Sport Club do Porto, ERP, Braga Rugby, ER Trofa, ER São João da Talha, Cercarte , GRUFC, CDUP;
- Young Cup (Sub10): Sport Club do Porto, CDUP, Braga Rugby, ER Trofa, ER São João da Talha, Cercarte, GRUFC, ERP;
- Young Cup (Sub8): Sport Club do Porto, CDUP, Braga Rugby, ER Trofa, ER São João da Talha, Cercarte, GRUFC, 
- Young Cup (Sub6): Sport Club do Porto, Braga Rugby.