Tudo o que precisam saber sobre a Feira do Livro do Porto
27-08-2019
Além da venda de publicações, o formato que se repete há seis anos transformou o evento num autêntico festival literário. De 6 a 22 de setembro traz muito para ler, ver, ouvir e discutir, sempre com acesso livre.

Debates, filmes, exposições, spoken word, lições, concertos, performances, atividades infantis, leituras, homenagens a escritores ou lançamento de obras integram o programa da próxima Feira do Livro do Porto, apresentado a 27 de agosto nos Jardins do Palácio de Cristal. O cenário do evento acolheu uma cerimónia dirigida por Rui Moreira, presidente da autarquia, e o escritor Nuno Artur Silva, comissário do evento que irá em 2019 homenagear o pensador Eduardo Lourenço.


O filósofo e ensaísta inspirou a programação desta edição, centrada não só na literatura mas também no pensamento e nas ideias. Eduardo Lourenço recebeu no passado mês de julho o título de sócio honorário da Associação Portuguesa de Escritores, cujo presidente assim o descreveu: "é uma figura única no panorama português, não só o filósofo, mas aquele que pensou Portugal, na vida pública, política, literária, história e antropologia".


Agora, o autor nascido há 96 anos numa pequena aldeia da Beira Interior passará a ter uma tília com o seu nome, inaugurada na abertura da feira.


A árvore integra uma alameda onde são já invocados outros ilustres autores nacionais. A pensar no equilíbrio ambiental dessa e de outras áreas dos jardins por onde se espalha a feira, a organização decidiu manter este ano a dimensão que considera ideal para o evento -- 130 pavilhões --, apesar do número de entidades inscritas ter subido.


lista de expositores é composta por 46 editoras, 21 alfarrabistas, nove livrarias, seis distribuidoras e cinco instituições.



Na edição de 2018, a Feira do Livro do Porto ultrapassou pela primeira vez os 300 mil visitantes. Quantos serão este ano?



HORÁRIO
- de segunda a quinta: 12h00-21h30 ;
- sexta: 12h00-23h00 ;
- sábado: 11h00-23h00;
- domingo: 11h00-21h30.