Ana Catarina Nogueira conquista primeiro título português no circuito mundial de Padel
09-09-2019
A jogadora natural do Porto voltou a fazer história no padel, tornando-se na primeira portuguesa a conquistar um torneio de categoria máxima do World Padel Tour (WPT). A atual número 12 do ranking mundial conquistou este domingo o Madrid Master, ao lado da espanhola Paula Josemaría.
A portuense Ana Catarina Nogueira tornou-se, este domingo, na primeira jogadora portuguesa a vencer um torneio do World Padel Tour e logo num dos eventos mais importantes do calendário, o Master de Madrid, uma das sete paragens do circuito mundial de padel.

Recorde-se que, em novembro do ano passado, a jogadora de 40 anos já tinha escrito outra página inesquecível, ao conquistar o primeiro título português no circuito internacional, mas na categoria Challenger.

Agora, e após duas finais perdidas nas últimas três etapas do World Padel Tour (a primeira em Bastad, Suécia, e a segunda em Mijas, Espanha), Ana Catarina Nogueira garantiu o tão desejado troféu ao lado da espanhola Paula Josemaría Martín, de 22 anos.

A dupla ibérica impôs-se na final deste domingo perante Patty Llugano e Eli Amatriaín, nonas classificadas da hierarquia mundial, vencendo em duas partidas, com os parciais de 6-4 e 6-3.

Nas duas jornadas anteriores do torneio, Ana Catarina Nogueira e Paula Josemaría já tinham deixado pelo caminho a terceira (Lucía Sainz e Gemma Triay) e a segunda (Alejandra Salazar e Ariana Sánchez) melhores duplas mundiais da atualidade.

Com uma semana perfeita na capital espanhola, a melhor jogadora portuguesa de padel da história tornou-se agora na primeira lusa a conquistar um torneio do World Padel Tour, ficando cada vez mais próxima da histórica entrada no top 10 mundial (é a atual número 12 do ranking).

"É inacreditável. Estou muito feliz e orgulhosa. É um sonho concretizado", confidenciou a número um nacional em declarações à agência Lusa, após a vitória na final deste domingo.

Apesar de estar no circuito mundial há cinco anos, "que é pouco tempo em relação às outras jogadoras", Ana Nogueira diz que tem vindo "a encurtar distâncias aos poucos", sendo que "esta época tem sido fenomenal", assegura.

A próxima etapa do World Padel Tour será em Portugal, entre 17 e 22 de setembro, com o Cascais Padel Master, prova onde a Ana Catarina Nogueira vai jogar pela primeira vez com o estatuto de vencedora de um torneio do WPT.