Festa da Criança anima Parque de São Roque de sexta a domingo
14-05-2018
O evento, de acesso gratuito, leva três dias de animação infantil ao parque municipal, situado na zona oriental da cidade.

Este ano, a Festa da Criança parte à aventura para o Parque de São Roque, nos dias 1, 2 e 3 de junho. Além das muitas surpresas que o próprio parque proporciona, haverá um vasto programa de atividades gratuitas para divertir os pequenos, mas também os mais crescidos.


A (re)descoberta do Parque de São Roque é mesmo uma das sugestões da edição deste ano. Em três percursos, propõe-se às crianças que abracem 16 árvores centenárias, que explorem o espaço de mapa na mão e que conheçam as camélias deste espaço verde municipal, que conta ainda com um labirinto que promete não deixar sair facilmente os visitantes.


O programa mantém uma forte aposta nas atividades lúdicas e desportivas, propostas habitualmente populares entre as crianças. Espera-as uma pista de BTT e outra de prevenção rodoviária, caiaques para passear no lago, vários jogos tradicionais, um trampolim, balizas para marcar penaltis e aulas de dança, karaté e capoeira.


Outra vertente importante da festa será a da experimentação. Um conjunto de oficinas, workshops e ateliers vão pôr o público a jardinar, a tocar percussão, a criar brinquedos ou abrigos para animais, a pintar, a brincar com a Ciência, a meditar e até preparar uma pizza.


O programa inclui ainda exposições e, claro, uma ampla oferta de espetáculos e demonstrações, com música, magia e muita dança. 


Haverá ainda um mercado feito por e para crianças, e uma extensão do Dias com Energia, programa com aulas de pilates, ioga e tai chi.


A Festa da Criança é realizada todos os anos pela Câmara Municipal do Porto e a PortoLazer, enquadrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança.