A 22 de junho há Rusgas de São João e concerto de Jorge Palma nos Aliados
13-06-2019
Ao tradicional cortejo sanjoanino, este ano com 1200 participantes, segue-se uma atuação do autor de "Frágil", "Deixa-me rir" ou "Portugal, Portugal".

A partir das 18 de horas de 22 de junho (sábado), cumpre-se mais uma edição das Rusgas de São João. Para maior comodidade do público, o desfile volta a estar concentrado na Avenida dos Aliados, mantendo-se a Praça do General Humberto Delgado como local da exibição final perante o júri.


A cada rusga será atribuída uma pontuação com base em elementos como os trajes, os adereços, os cenários, a música e a coreografia. Estarão a concurso sete formações, em representação de cada uma das freguesias da cidade, com mais de 1.200 figurantes no total.

BREVE DESCRIÇÃO DOS TEMAS DAS RUSGAS DE CADA FREGUESIA


> Junta de Freguesia do Bonfim representada pelo Praça da Alegria Futebol Clube 

A Rusga do Bonfim conta a história do São João das Fontinhas, com os bailes típicos desta noite e os comerciantes das farturas, manjericos, sardinhas e sorvetes, não esquecendo a Cascata das Fontainhas e os sempre divertidos carrósseis. 

Título da música: "São João das Fontainhas"

N.º de elementos: 300


> União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde representada pelo Orfeão da Foz do Douro 

A Rusga da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde é uma à moda antiga, com os seus trajes reportados aos anos 60, com adereços que representam divertimentos e costumes antigos. As pessoas vinham das aldeias, cantando e bailando, e no final, acompanhado com cantigas e danças, partilhavam a comida que traziam.  

Título da música: "São João Padroeiro"

N.º de elementos: 110


> Junta de Freguesia de Paranhos representada pelo Rancho Folclórico de Paranhos 

A Rusga da Junta de Freguesia de Paranhos conta a história da Noite de São João. Atenta às antigas tradições do Porto, irá recriar este fenómeno de Rusgas reportando-se à época entre 1880 e 1910. 

Título da música: "Gentes de Paranhos"

N.º de elementos: 120


> Junta de Freguesia de Ramalde representada pela Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro 

A Rusga de Ramalde 2019 pretende dar azo às brincadeiras, à espontaneidade e às vivências que são o apanágio desta população que mora na Freguesia de Ramalde. Com o tema "É Ramalde que passa com Alegria", pretende-se vincar o caráter divertido, espontâneo e alegre que é o apanágio dos seus habitantes. 

Título da música: "É Ramalde que passa com Alegria"

N.º de elementos: 125


> União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória representada pela Associação Solidariedade da Zona das Fontainhas 

A Rusga da União de Freguesias do Centro Histórico terá como tema principal "Varanda da Saudade", que representa o património arquitetónico e cultural da freguesia e da cidade. Estarão representadas as várias atividades profissionais do presente e do passado (carquejeira, amolador, varina, leiteira, padeira, etc.) e as brincadeiras de outros tempos: pião, carro de rolamentos, arco, etc. Através da coreografia e da indumentária representarão o azulejo característico das fachadas da cidade bem como a Sé Catedral e Vímara Peres. 

Título da música: "Varanda da Saudade"

N.º de elementos: 250


> Junta de Freguesia de Campanhã representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão 

A Rusga de Campanhã presta homenagem aos grandes monumentos da cidade do Porto. Ao Homem do Leme, na Foz do Porto, que este ano comemora 85 anos, também ele uma homenagem aos pescadores, representados pelo homem que agarra vigorosamente um leme. Juntamente alguns outros magníficos monumentos característicos da nossa cidade.  

Título da música: "Porto e os seus Monumentos"

N.º de elementos: 250


> União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos 

A proposta da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos para as Rusgas de 2019 tem como tema "A Sardinha". Este tema foca um dos elementos mais centrais das festas dos santos populares e do S. João do Porto em particular. Haverá uma aposta em personagens que se relacionem com os bailaricos tradicionais de S. João não descurando as diversas profissões existentes no início do século passado bem como outros elementos cénicos que retratam costumes da União de Freguesias, como por exemplo os pescadores, as lavadeiras, as varinas, as vendedoras de fruta, entre outros.  

Título da música: "A Sardinha"

N.º de elementos: 180 pessoas




ACABAM AS RUSGAS, COMEÇAM OS CONCERTOS NA AVENIDA

Logo a seguir ao desfile, a partir das 22 horas, a sala de visitas da Invicta recebe um dos maiores cantautores portugueses. Com mais de 40 anos de carreira, Jorge Palma sobe ao palco dos Aliados para revisitar temas que compôs e se tornaram hinos da música nacional, como "Frágil", "Deixa-me rir", "Dá-me lume" ou "Encosta-te a mim".

Num espetáculo feito à medida do São João do Porto, será acompanhado por uma banda alargada, que inclui um acordeonista e uma secção de metais, além de alguns convidados surpresa.


<